Um novo amanhã - Neiva Meriele



A dica de hoje é o livro Um novo amanhã, da escritora Neiva Meriele. Para quem não conhece a autora, a Neiva nasceu na serra gaúcha, na cidade de São Francisco de Paula onde mora atualmente. É casada com o John Lennon e mãe do lindinho Juan Pablo. Começou a escrever muito nova e seus livros são simplesmente cativantes.
O enredo é emocionante, digno de um romance-policial. A trama conta a história de Isabela e Felipe - ela uma policia recém-formada, ele um executivo de sucesso - que vivem um amor lindo e intenso, mas por causa de uma traição afastam-se, cheios de dores e mentiras. Afinal, só um amor intenso é capaz de machucar tanto assim.
Cinco anos depois, Isabela e Felipe encontram-se, quando ela, agora dona de uma agência de investigações e mãe solteira da linda Yasmin, ao resolver um roubo numa das maiores joalherias de Águas Claras, se vê frente a frente com Felipe. Inevitavelmente a dor retorna ao coração dos dois, mas o que não imaginavam é que além do desejo da vingança, todo amor que sentiam voltaria. O relacionamento de Isabela e Felipe é narrado intensamente. Tudo nos dois é forte, o que de certa forma nos impacta. Assim, mais do que descobrir quem roubou a joalheria, Isabela precisaria descobrir o que fazer com seu coração.
A narrativa é em terceira pessoa, nos deixando a parte dos sentimentos de todos os personagens, que por sinal, são muito bem construídos. A história inicia em São Francisco de Paula, mais conhecida como “São Chico” (cidade natal da autora),  mas a maioria das cenas ocorre na cidade de Águas Claras.
Quero aproveitar e ressaltar dois personagens que achei fundamentais na obra e uma personagem intrigante. Os pais de Isabela, o delegado Pedro e a dona Renata são essenciais. Embora eles não apareçam com tanta frequência, possuem uma sabedoria incrível. E eu amo personagens assim, sábios, com conselhos simples, práticos, mas pertinentes. Já a personagem intrigante é a Mimi, ela aparece logo no início e sempre quando eu pensava que havia compreendido a personagem, o capítulo desenvolvia-se com outro desfecho, aí voltava a estaca zero novamente. Mas, ainda sendo enigmática, Mimi é uma peça-chave nesta narrativa.
Enfim, o livro traz uma verdade que eu amo. Segundas chances existem, novos amanhãs são reais. Nem sempre tudo acontece como desejamos, mas não perca a esperança, um novo amanhecer pode surgir em sua vida quando você menos esperar.

“O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem ao amanhecer.” (Salmos 30.5)
2

O que os livros me ensinaram sobre o AMOR



A dica de hoje é o AMOR! Pois é... Não tenho muita experiência na prática, mas minha vasta experiência literária me fez escrever o que eu aprendi sobre o amor nos livros. Vamos conferir?

Aprendi em Orgulho e Preconceito da Jane Austen que o amor faz com que nos conheçamos melhor. Lizzie rejeitou o pedido de Mr. Darcy por achá-lo preconceituoso e principalmente orgulhoso, no entanto, quando ela começa a cair em si pensa: “Até este momento, eu não conhecia a mim mesma.” (AUSTEN, 2011, p.216). Porque, às vezes, temos um pensamento sobre nós que não condiz com quem realmente somos. Além disso, é preciso ser inteiro para amar, compreende? É preciso ser feliz por inteiro, porque não é um relacionamento que vai nos fazer feliz, estar apaixonado pode até ser, mas ouvi uma vez que o sentimento da paixão dura até dois anos, ou o sentimento se transforma gradativamente em amor, ou termina. Para ser inteiro precisamos nos conhecer, portanto que nós possamos permitir que o amor mostre-nos aquilo que realmente somos.

Aprendi em Emma, também de Jane Austen, que o amor faz com que conheçamos o melhor e o pior de quem amamos e ainda assim, continuamos a amá-lo (a). Emma era afetuosa, se importava com os outros, mas era extremamente intrometida falando e agindo sem pensar nas consequências. Mr. Knightley admirava a espontaneidade de Emma, mas a repreendia carinhosamente, ou não, (dependendo da situação) cada vez que ela passava dos limites. A companhia de Mr. Knightley tornava Emma mais comedida, a presença de Emma o tornava mais afetuoso, porque o verdadeiro amor nos acrescenta. Isso é interessante, principalmente em um mundo “virtual”, no qual mostramos apenas o que queremos. São as melhores fotos, com o melhor ângulo e sorriso. São as frases mais belas e os momentos mais doces que geralmente aparecem nas redes sociais. Mas, nem sempre estaremos em nosso melhor dia, com o  melhor sorriso. Vamos errar e irão errar conosco. Verão o nosso pior e veremos o pior deles, e aí? O relacionamento acaba? Não... O amor nos permite melhorar!

Aprendi em Uma herança de amor, da Lycia Barros, que nós temos uma grande bagagem emocional, consequentemente nosso namorado/noivo/esposo (a), também terá uma grande bagagem emocional. E às vezes, por esta causa, vamos nos ferir, mas é preciso entender que o amor verdadeiro permite que sejamos instrumentos de cura, além disso, nos ensina a compreendermos melhor a quem amamos.

Aprendi em Próximas Atrações - série Katie, da Robin Jones Gunn, que o verdadeiro amor é persistente. Eli ou o cara do cavanhaque – como é chamado por Katie, passou um ano orando por Katie sem que ela sequer lhe desse um olhar diferente. Além de orar, ele sempre era solícito em ajuda-la, e às vezes ela foi realmente grossa com ele. Mas Eli foi persistente.

“Eli beijou Katie com toda a ternura surpreendente de um homem do qual as orações acabaram de ser respondidas. Katie recebeu o seu beijo, sentindo como se um magnífico amanhecer estivesse nascendo em seu interior tão vívido e transformador como o nascer do sol que eles haviam experimentado juntos. A escuridão se foi. Ela pode ver abertamente as possibilidades diante deles. Esse homem era um guerreiro. Um guerreiro de oração.” (GUNN, 2009, p. 258)

(Amo essa parte <3)

Se pararmos para pensar, é tão comum ouvirmos: “se não der certo separa”, mas o verdadeiro amor é persistente não apenas durante a conquista, mas constantemente.


Não que seja fácil, um relacionamento nunca será fácil, mas os livros costumam me mostrar que vale a pena, então, mesmo que eu pareça sonhadora (o que sou), vou continuar confiando no que os livros me dizem.
2

copyright © . all rights reserved. designed by Color and Code

grid layout coding by helpblogger.com