Orgulho e Preconceito


A dica de hoje é um clássico da literatura inglesa e meu livro preferido: Orgulho e Preconceito de Jane Austen, publicado em 1813, conta a história das irmãs Benett. Além de ser uma belíssima história de amor, com diálogos marcantes, Austen descreve e crítica a sociedade inglesa de sua época com uma classe indescritível.

Conheci Jane Austen enquanto assistia o filme Amor e Inocência estrelado por Anne Hathaway e pensava: ‘Preciso ler algo desta escritora’. Algum tempo depois, encontrei despretensiosamente uma edição de bolso de Orgulho e Preconceito e confesso que demorei mais de um mês nos primeiros capítulos, a leitura não fluía e eu tinha dificuldades para identificar e me afeiçoar aos personagens, no entanto, como sou teimosa, persisti na leitura (ainda bem!), até chegar na parte em que Mr. Collins pede a mão de Lizzie em casamento, eu lia em meio a gargalhadas e constatei que um livro que arranca gargalhadas de alguém não pode ser tão ruim! rsrs



Prossegui a leitura, pensando que o livro tratava-se da história de amor de Jane e Bingley, o que eu não esperava era que o orgulhoso amigo de Bingley, o Mr. Darcy se apaixonaria friamente por Lizzie e que justamente o dia em que ela descobre coisas não muito legais sobre Mr. Darcy, ele simplesmente a pede em casamento... Juro, que nesse momento parei a leitura, olhei para o livro e falei: Lizzie, se você aceitar o pedido desse cara só porque ele é rico, eu juro que paro de ler este livro! (Sim, eu converso com os personagens... rsrs).



Enfim, ela diz um óbvio não e eu feliz continuei a leitura, sem esperar que meu coração mudaria conforme o da personagem mudava, sem esperar que meu orgulho seria quebrado juntamente com o de Lizzie, sem esperar que esse se tornaria o meu livro ‘preferido’, que já reli diversas vezes.


Uma história linda, com personagens marcantes...simplesmente um clássico!

2 comentários:

copyright © . all rights reserved. designed by Color and Code

grid layout coding by helpblogger.com